Publicidade

Publicidade - OTZAds

quinta-feira, 14 de junho de 2018

**BEBÊ NASCEU E AGORA ?**


Quase tudo preparado menos o psicológico dos pais que na hora normalmente da aquele frio na barriga e pensam..... E agora!!!??



Tire algumas duvidas que muitos dos pais de primeira viagem ou até mesmo aqueles que já passaram por essa experiencia maravilhosa mas ainda se sentem inseguros!
Assim que o bebê nasce, é chamado de recém-nascido (RN) e recebido por um pediatra neonatologista que faz todos os procedimentos de reanimação neonatal orientados pela Academia Americana de Pediatria.
É feita a retirada dos líquidos que ficam na placenta do RN, a secagem e a aspiração de vias aéreas – para que o bebê possa começar a desenvolver movimentos respiratórios. É durante esse processo que o neonatologista avalia o RN, ainda em seus primeiros cinco minutos de vida, para poder fazer o Boletim de Apgar (ouEscala de Apgar).



Esse boletim analisa a vitalidade do bebê logo nos primeiros momentos pós-parto, avaliando cinco itens: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, cor e irritabilidade reflexa. Para isso, o médico utiliza pontos, que variam entre 0 e 2. Da soma total, obtém-se a nota do bebê (algo entre 0 e 10), que indica a saúde do recém-nascido.
A avaliação foi criada por Virginia Apgar na década de 1950 para “padronizar” a análise do RN de forma mundial. Assim, quando um RN chega ao consultório de um pediatra, ele pode ver como foi o nascimento de forma eficiente, completa e confiável.
Feito isso, o pediatra (ou a enfermeira) pinga o colírio de Nitrato de Prata a 1% (ou crede) nos dois olhos. O procedimento é obrigatório por lei desde 1977 (Decreto Lei N° 19.941) e previne contra uma possível infecção ocular grave causada pela gonococo (Neisseria gonorrhoeae). Após esse processo, o RN é identificado com as pulseiras do serviço, para logo em seguida ser amamentado pela mãe.


Durante a internação da mãe na maternidade, os RNs passam por alguns procedimentos. Normalmente, são pesados de duas a quatro vezes por dia, já que existe uma perda esperada de peso – na verdade, há perda de líquido e eles “desincham” com o passar do tempo. A queda no peso pode chegar a 12% entre o nascimento e o quinto dia de vida, por isso, é importante ficar de olho nessas mensurações!
Outra característica desse período é a avaliação do surgimento da icterícia. Ela normalmente acontece em mais de 60% dos RNs e, na maioria das vezes, é somente uma adaptação do bebê à vida extrauterina, sendo chamada de icterícia fisiológica.
Não se assuste se, depois de 48 horas do parto, o pediatra falar que seu bebê precisa passar pelo banho de luz, também conhecido como fototerapia. É um processo tranquilo, fisiológico e que bloqueia a ascensão da icterícia (esta sim é um problema).
Exames e testes realizados durante a internação
Hoje existem muitos testes que são realizados de forma gratuita e obrigatória.
São eles:
– Teste do reflexo vermelho (ou teste do olhinho): o pediatra examina os olhos do RN com um aparelho chamado oftalmoscópio. Pela lente, o olho deverá aparecer avermelhado, por isso, o nome de reflexo vermelho. Com esse simples exame é possível diagnosticar a catarata congênita, o retinoblastoma, lesões por trauma e outras lesões infecciosas.
– Teste da orelhinha (ou triagem auditiva): o teste é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Diferente do teste do pezinho, neste não é preciso fazer nenhum furinho. O procedimento é realizado com o bebê dormindo, em sono natural. É indolor, não machuca, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos. O exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê para emitir sons de fraca intensidade e recolher as respostas produzidas. A importância deste estudo é diagnosticar ou afastar déficits auditivos.
– Teste do coraçãozinho: indolor, não invasivo e com custo baixíssimo. Exige apenas a utilização de um aparelho denominado “oxímetro”, já disponível em todas as maternidades e hospitais, pois também é essencial para monitorar pacientes (principalmente em UTIs). O procedimento deve ser realizado após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar.

– Teste do pezinho: existe desde 1976 e é um dos mais importantes. Sua função é fazer uma triagem de doenças genéticas ou congênitas, como o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria. Dependendo do tipo de teste do pezinho, outras doenças podem ser estudadas, como a anemia falciforme e talassemia, hiperplasia adrenal congênita, fibrose císitica, deficiência de G6PD e muitas outras. No Brasil, atualmente existem três tipos de teste do pezinho: básico, ampliado e avançado. A diferença entre eles é o número de doenças que são pesquisadas. Desde 2001, o Ministério da saúde tornou obrigatória a realização do teste básico para todos os RN do Brasil.
– Teste da linguinha: o procedimento serve para detectar se a criança tem o problema comumente chamado de língua presa.
Dependendo da maternidade, os pais podem solicitar que o RN já seja vacinado antes da alta com a primeira dose da Hepatite B e a vacina da tuberculose (a BCG). Esses procedimentos não são obrigatórios e podem ser cobrados pelos serviços de saúde.



Após passar por todas essas etapas, é hora de ir para casa e cuidar do pequeno RN. Não esqueça que a primeira consulta com o pediatra deverá ocorrer já nos primeiros 10 dias de vida! E partir para o show da vida!! 



8 comentários:

  1. Tenho um filho com 5 anos, então faz muito tempo que passei por isso. As informações que você passa no post são muito importantes, principalmente pra mamães de primeira viagem. Na época que tive o meu gostaria de ter tido acesso a informações como essa. bjus

    ResponderExcluir
  2. Tenho dias filhas e por mais que venhamos tentar nos preparar psicologicamente, parece que somos pegosde surpresa! Apesar de um desafiador, eles são um compromisso para a vida toda. Por isso amo minhas filhas

    ResponderExcluir
  3. Não sou mãe, mas imagino o quanto deve ser complicado gerar, parir e criar um bebezinho tão frágil... Adorei a ideia do blog, achei muito útil para orientar mamães de primeira viagem e com este post eu tenho certeza que as mamães vão ter uma bela noção sobre o que espera e o que fazer quando o bebê nascer.

    Beijos!! <3

    ResponderExcluir
  4. Informações muito úteis para quem vai ser mamãe de primeira viagem. Parabéns pelas informações vai ajudar muitas mamães.

    Beijos
    Encantos da Sil

    ResponderExcluir
  5. quando minha filha nasceu eu fiquei desesperada tentando fazer logo esses exames kk
    otimo post. muito explicativo

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, tenho um pequeno de 3 anos porem pra mim foi muito tranquilo quando ele nasceu como sou irmã mais velha e tenho 2 irmãs então eu ajudei bastante minha mãe com as mais novas, acho que foi isso que pra mim foi tranquilo, mais tem muitas mamães que vão amar suas dicas vou recomendar seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Que informações completas e importantes. Não sou mãe mas deu pra ter uma boa noção de ações a se tomar.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa as informações, toda mamãe deve saber dessas informações.

    ResponderExcluir

Publicidade