Muitas vezes quando chega o diagnostico ou até mesmo uma pequena reunião marcada pelos psicopedagogos da escola do seu filho vem como um vulçao em erupçao te assustando e confundindo sua mente, é mais normal do que pensamos crianças ainda pequenas serem diagnosticadas com TDHA ou DISLEXIA.
Entenda as diferenças e semelhanças entre elas.
O que é dislexia?
A dislexia é um transtorno específico e persistente da leitura e da escrita, que se caracteriza por um baixo desempenho na capacidade de ler e escrever. É uma condição de base genética, que se manifesta inicialmente durante a fase de alfabetização, porém esta dificuldade se mantém apesar da adequada intervenção recebida, da normalidade do nível intelectual, e da ausência de déficits sensoriais.
A persistência de tais sinais e a lenta resposta às intervenções terapêuticas e educacionais é que confirmam a presença desta condição. Porém, somente com estas intervenções adequadas é que o individuo com dislexia pode melhorar seu desempenho em leitura e escrita. As dificuldades podem ser minimizadas utilizando-se métodos pedagógicos alternativos, que se adaptam às dificuldades e necessidades da criança.
O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
Outros artigos que você pode gostar!!
Faça vc mesmo tinta não toxica para brincar !!
Alimentação Saudavel
Muito importante essa diferenciação, para que se consiga melhorar o desempenho das crianças :)
ResponderExcluirAchei tão importante vc compartilhar mais sobre o assunto, eu particularmente não sabia a diferença, fico feliz em ler POST como esse ❤️❤️❤️❤️😍😍😍
ResponderExcluireu nao sabia dessas diferenças e o que era tdah. Um post muito esclarecedor.
ResponderExcluirMuito importante vc trazer essas informações p gente
ResponderExcluirCoisa mais linda é a maternidade
ResponderExcluirDiagnósticos que mesmo depois de feitos, são de suma importância a busca por uma segunda opinião. Cada vez mais frequente crianças serem diagnosticadas com TDAH qdo na verdade seu comportamento reflete apenas as peripécias s inquietações típicas da idade. Muito esclarecedor o teu post.
ResponderExcluirEsse post foi muito util pra mim, minha filha foi diagnosticada com Dislexia a 2 semanas e estou completamente desnorteada :(
ResponderExcluirbjinho da https://www.blogdacyh.tk/
Eu não conhecia essas diferenças, post muito esclarecedor!!
ResponderExcluir