Publicidade

Publicidade - OTZAds

quinta-feira, 21 de junho de 2018

***Cuidados diários do bebê***



Os primeiros cuidados básicos, com o passar do tempo tudo fica mais fácil.
O dia a dia acaba trazendo mais tranquilidade aos pais e acabam pegando pratica na rotina!


Cortar as unhas do bebê
Muitos bebês já nascem com as unhas compridas, e os pais ficam com medo de eles se arranharem. Nos primeiros dias, evite cortar as unhas deles, porque elas são flexíveis demais e é muito fácil causar um sangramento.
Se não estiver muito calor, você pode colocar luvinhas ou até meias nas mãos do bebê. Com o passar dos dias as unhas ficam um pouco mais rígidas, e será mais fácil apará-las. Mas isso sempre terá de ser feito com muito cuidado. As unhas das mãos crescem tão rápido que você pode ter de cortá-las mais de uma vez por semana. As dos pés exigem menos frequência.

Qual é o melhor jeito de saber se o bebê está com frio ou calor?
Como dica prática, procure vestir seu filho com uma camada de roupa a mais em relação àquela que estiver usando. Por exemplo, se você estiver de camiseta de manga curta, coloque nele uma de manga comprida; se estiver de manga comprida, acrescente então um casaco.
Sentir a temperatura no tronco (barriga, peito e costas) e na cabeça da criança é o jeito mais indicado de perceber se ela está com frio, e não através do toque nas mãos e pezinhos. As extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo.
Se o bebê está dormindo tranquilamente e se alimentando bem, está calmo e não irritado, é bem provável que esteja com a temperatura adequada.
É muito mais comum bebês serem super agasalhados e ficarem irritados com o calor do que se mostrarem incomodados por estarem passando frio.
Dá para perceber se uma criança está acalorada porque ela vai suar e até ter aumento da temperatura corporal (você pode medir com um termômetro). Se a pele do seu filho estiver úmida, ele está suando e, portanto, está com calor
Como cuidar do umbigo do bebê

Depois do nascimento, o cordão umbilical é cortado e o pedacinho que sobra ligado à barriga do bebê é chamado coto.
É dessa parte que você terá que cuidar nos primeiros dias do recém-nascido.
Por que os bebês ficam com o coto do cordão umbilical?
O cordão umbilical ligava o bebê à placenta dentro do útero, e era o responsável pelo transporte dos nutrientes e do oxigênio necessários à sobrevivência dele.
Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho (o coto) de 2 a 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido
Por que os bebês ficam com o coto do cordão umbilical?
O cordão umbilical ligava o bebê à placenta dentro do útero, e era o responsável pelo transporte dos nutrientes e do oxigênio necessários à sobrevivência dele.
Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho (o coto) de 2 a 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido.
Quanto tempo o cordão umbilical vai demorar para cair?
Entre 10 e 21 dias depois do nascimento, o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair. No lugar dele fica uma pequena ferida, que leva de uma semana a 10 dias para cicatrizar.
O dia da queda do umbigo varia muito de criança para criança. Às vezes, o cordão pode demorar até mais do que 21 dias para cair, sem que haja problemas.
Em caso de demora, contate o pediatra da criança só para ter certeza de que tudo está correndo como o esperado

O umbigo do recém-nascido precisa de algum cuidado especial?
O coto umbilical tem de ser mantido limpo e seco para evitar infecções. Bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto.
Em regiões sem condições de higiene, a contaminação do coto umbilical pode levar ao tétano, uma infecção muito perigosa para recém-nascidos.
Os médicos brasileiros costumam orientar as mães a passar um cotonete com álcool a 70% (vendido nas farmácias) no coto, em todas as trocas de fralda, e deixá-lo secar naturalmente.
Você pode cobrir o coto com a fralda, quando ele estiver bem sequinho, mas não coloque nenhum tipo de faixa.
Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo. Também lave as mãos antes e depois da troca de fralda.
Se o coto ficar sujo de cocô ou xixi, limpe-o bem com água e sabão ou só com água. Como o cocô do bebê é gorduroso, é melhor usar sabonete para eliminá-lo. Depois aplique o álcool.
Em outros países, o cuidado com o umbigo pode ser diferente. Em alguns, a orientação médica é a de não passar nada no umbigo, nem álcool, para que ele seque mais rápido.
Há lugares em que a recomendação é a de não molhar o coto, portanto, naquelas localidades, não se dá banho no recém-nascido enquanto o umbigo não cai.
No Brasil, porém, os especialistas indicam o banho desde o primeiro dia de vida, sem problemas. Basta secar bem o coto e passar o álcool antes de fechar a fralda.
Depois que o coto caiu, o umbigo ficou alto. O que é isso?
Quando o umbigo da criança fica saltado, é provável que se trate de uma hérnia umbilical.
As hérnias umbilicais são muito comuns e podem afetar até 20 por cento dos bebês. Normalmente não exigem tratamento e se resolvem sozinhas.
Converse com o pediatra do bebê. Ele vai acompanhar a hérnia nas consultas até depois do primeiro aniversário da criança, para aí sim decidir se é necessário algum tratamento ou não.
Nunca coloque nada sobre o umbigo do bebê para "deixá-lo para dentro".

Bjoks
Mamãe te conta!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade