Publicidade

Publicidade - OTZAds

domingo, 24 de março de 2019

*** Auto estima infantil ***

Como melhorar a auto-estima dos filhos

Para melhorar a autoestima da criança, pode seguir alguns passos que daremos a seguir:
1- Incentive o desenvolvimento das responsabilidades da criança. De uma maneira positiva, crie alguns compromissos e exija, num clima de participação e interação, seu cumprimento por parte da criança.
2- Dê oportunidade à criança tomar decisões e resolver algum problema.
3- Reforce com positivismo as condutas de autonomia da criança. Por exemplo, quando ela fizer os deveres, ou recolher seus brinquedos, ou troque de roupa sozinha, diga-lhe com carinho e de forma efusiva: 'como você cresceu!', 'obrigado por me ajudar!', ou 'muito bem!'.


4- Ponha limites claros ao seu filho, ensinando-o a prever as consequências pela sua conduta. Exemplo: 'Se não recolher seus brinquedos, não irá ao cinema'. E que não volte atrás na decisão.
5- Ensine seu filho a resolver seus próprios problemas e a aprender com seus erros e atitudes, de uma forma positiva. Por exemplo, se a criança não tira uma boa nota em uma matéria escolar, anime-a a estudar mais e a preparar-se para se superar na próxima prova. De nada adiantará culpá-la. A criança deve sentir que um erro pode ser convertido em uma aprendizagem, e consequentemente, que poderá premiá-la se empregar mais esforço.
6- Deixe de lado as críticas que nada constroem. Os insultos não favorecerão a autoestima da criança. Em lugar, por exemplo, de dizer 'você é um bagunceiro, seu quarto parece um lixo', melhor dizer 'não gosto de ver seu quarto tão bagunçado, me deixa muito triste'. Assim estará demonstrando o que não te agrada é a desordem do quarto, e não a criança.

Um comentário:

  1. Nusssssa amiga amei .. leio muito sobre isso . Quero sempre o melhor pro meu filho .. As vezes achamos w estamos criando bem .. mas sempre é bom manter informações bj 😍😍😍

    ResponderExcluir

Publicidade