Publicidade

Publicidade - OTZAds

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Cuidados para bebes não desidratar



Os dias cada vez mais ensolarados, que inspiram passeios e brincadeiras ao ar livre, requerem todo cuidado com a hidratação. Afinal, trata - se de um clima propício à proliferação de bactérias e, consequentemente, à contaminação de alimentos, o que provoca episódios de diarreia e vômitos. 

Sem contar a transpiração, que também contribui para a perda de líquidos. “ Como a água é essencial para todas as reações bioquímicas do organismo, sua carência afeta diretamente o funcionamento dos órgãos ”, alerta o pediatra Érico Dornelles, do Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre ( RS ). 



Por isso, a desidratação é historicamente uma das cinco principais causas de mortalidade de crianças até 2 anos. Segundo dados da Unicef, todos os dias são registradas, no mundo, 5 mil mortes por diarreia – grande parte por conta da desidratação – que poderiam ser evitadas com o acesso à água tratada e hábitos de higiene como lavar as mãos. O que leva à perda de líquidos ? Diarreia, vômitos e transpiração excessiva. 

Em geral, o problema é desencadeado por gastroenterites, inflamações gastrointestinais causadas por bactérias e vírus. A exposição ao sol e a ambientes muitos quentes também podem precipitar a crise. 

Como isso prejudica o organismo ? 
Em condições normais, a massa corporal concentra grande quantidade de água. 

Nas crianças, a proporção chega a 70%. Essa abundância é para suprir as reações bioquímicas. Além disso, a água corresponde a 90% da composição do sangue. 

A diminuição de seu volume provoca queda na pressão arterial e no aporte de oxigênio e nutrientes para as células que, por sua vez, necessitam desses elementos para desempenhar funções vitais.



 Quais as consequências mais comuns da desidratação ?

 A carência de água prejudica a respiração celular, a transmissão de impulsos nervosos e a contração muscular, inclusive do coração. A perda de sais também é séria. Com menos sódio, o funcionamento do sistema nervoso central fica comprometido ; na falta de potássio, surgem arritmias cardíacas ; e com pouco cálcio, magnésio e fósforo, a função neuromuscular acaba afetada diretamente.

 Ou seja, uma desidratação grave pode evoluir para convulsões e parada cardiorrespiratória, entre outras complicações.

16 comentários:

  1. Um ótimo post viu, o índice de desidratação é muito alta. E quando não cuidadas os riscos são muitos graves como você mesma colocou.
    Para que mais mães vejam esse post!

    ResponderExcluir
  2. Amei muito seu post.
    Realmente não da pra descuidar
    Da hidratação dos pequeninos.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post! É necessário muito cuidado.

    ResponderExcluir
  4. Temos que ter muita atenção mesmo.
    Beber água é muito importante para nossos pequenos e para nós também.

    ResponderExcluir
  5. Crianças precisam de beber muita água, a desidratação realmente é grave, os pais precisam ficar atentos, ótimo o seu post bjs.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post super útil pra ajudar as mamãe de plantão

    ResponderExcluir
  7. Olá Querida,
    Tudo bem?
    Excelente Post, Temos que ter muita atenção mesmo!
    Beijinhos Karina
    Desejo te bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  8. Um post que é um alerta para a importancia de hidratar e observar sinais de desidratação nos pequenos.

    ResponderExcluir
  9. Dicas valiosas demais não só pros babies como pras mamis de maiorzinhos como eu!!!

    ResponderExcluir
  10. A desidratação não é algo bobo, devemos ter todo o cuidado com as crianças principalmente nessa época do ano de calorão. Muito boa as dicas, não sabia que poderia causar tudo isso.

    ResponderExcluir
  11. Tem que cuidar muito bem, ainda mais nesse calor que anda fazendo!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o post, é super importante ficar de olho na hidratação dos pequenos.
    Sempre soube que era algo que deveria ser cuidado, contudo não sabia de todas as complicações que poderia trazer ao organismo.

    ResponderExcluir
  13. Bateu uma saudade de ter um bebe em casa!Eu sempre fiquei de olho na hidratação das minhas filhas, a minha caçula já tem 6 anos de idade e eu ainda pego no pé dela! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Esses cuidados são essenciais para a hidratação, amei o post! bjus

    ResponderExcluir
  15. Não sou mãe porém sou pedagoga, e essas dicas me ajudam muito na hora de cuidar dos meus bebes :) Obrigada por ter esse blog cheio de dicas.

    ResponderExcluir

Publicidade