Publicidade

Publicidade - OTZAds

quarta-feira, 25 de julho de 2018

***Vacina no posto de saude ou Vacina nas redes particulares***



E ai vem a duvida, vale a pena?? Qual a diferença??? Saiba tudo abaixo!! Sabemos que nem todos podem pagar por esse serviço que deveria sem duvida alguma estar ao alcançe de toda a população como é feito em paises desenvolvidos, mas para quem puder fazer um esforço vale muito a pena! 




Tem sido frequente o questionamento sobre "aonde vacinar o meu filho? A vacina oferecida nos postos de saúde é igual à vacina das clínicas particulares?"
O assunto é simples, e evitarei qualquer dó sociológica para responder. Quem pode pagar, tem à disposição nas clínicas de vacinação o que há de melhor, mais seguro e completo em matéria de vacinas.
A vacina das clínicas particulares não é igual à dos postos de saúde. Aliás, como tudo o que o governo oferece "graciosamente", em troca dos nossos impostos. 
Apesar de ser bem técnica, espero que a explicação abaixo tire as dúvidas.

Antes de mais nada, lembro que o PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Brasil é um dos mais completos do mundo, no quesito número de doenças protegidas. À exceção da vacina contra catapora e contra hepatite A, o governo disponibiliza todas as outras vacinas existentes. Estas duas vacinas só podem ser aplicadas em clínicas particulares.
Porém, a diferença em relação às outras vacinas não é sutil...





Vacina tríplice bacteriana (DPT): no PNI usa-se a vacina produzida no instituto Butantan, a DPT de célula inteira, uma vacina que causa índice alto de reações adversas. Nas clínicas particulares, só existe a DPaT, a vacina acelular, usada em todos os países "desenvolvidos" do mundo. Nesta vacina o componente da coqueluche é feito por engenharia genética, não se usa o capside da bactéria. Resultado: muito menos reações. 

Poliomielite: os postos ainda usam a Polio Oral (Sabin), em desuso total em países como EUA, toda a Europa e Escandinávia, Japão e Israel. Nas clínicas particulares só se usa Polio Inativada, aplicada na mesma seringa que a DPT. Esta vacina confere alta proteção e risco zero de causar a PPV - poliomielite pós-vacinal - um raríssimo efeito colateral da vacina Sabin. Foi por este motivo, a PPV, e também para acabar com a circulação de um vírus vivo e inativado, que o mundo desenvolvido parou de usar a Sabin.

Hepatite B: aplicada nas clínicas particulares também na mesma seringa que a DPaT + Hemófilus + Polio (vacina Hexavalente), diminui o número de injeções na criança. Caso não seja este o problema, copio abaixo o trecho de um estudo sobre vacinas:

Rotavírus: nos postos existe à disposição a vacina contra rotavírus monovalente (da GSK). A vacina é belga, segura e bem produzida, mas só protege contra um sorotipo deste vírus, o que equivale a 70% dos casos no nosso meio. Nas clínicas particulares se aplica a vacina pentavalente, norte-americana, que protege contra cinco sorotipos de rotavírus - 99,5% dos casos brasileiros. Esta vacina (a pentavalente) é utilizada de rotina nos Estados Unidos e a mais indicada para nós.

Pneumococos: nos postos utiliza-se a pneumocócica conjugada 10-valente (da GSK), também belga, segura e eficaz. Nas clínicas particulares usa-se a pneumo 13-valente (da Pfizer/Wieth). Estes 3 sorotipos a mais de pneumococos são extremamente importantes no Brasil, pois 2 deles são pneumococos muito comuns por aqui. É uma vacina que chegou há 6 meses no Brasil, muito aguardada pela comunidade pediátrica. Esta vacina (a 13-valente) é utilizada de rotina nos Estados Unidos, no PNI deles. Nossas crianças também merecem...

Meningite C: talvez a diferença menos contundente. O governo utiliza a vacina da Chiron. As clínicas aplicam a vacina da Baxter. Ambas são muito seguras, mas a vacina da Baxter é a única que apresenta níveis protetores a partir da primeira dose aplicada (com 2 ou 3 meses de vida). Como é uma doença gravíssima e correspondente a 70% dos casos de meningite bacteriana em São Paulo, julgo a diferença relevante, ao menos ao aplicar a primeira dose.


A decisão de como e aonde vacinar seus filhos cabe aos pais, dentro de suas possibilidades econômicas, inclusive. O que não posso deixar de mostrar é que existem diferenças marcantes nos tipos de vacina. 
E relembro que o nosso riquíssimo país (para algumas coisas...) poderia oferecer à sua população o que há de melhor em matéria de vacinas, assim como na saúde como um todo e na educação. 



Bjoks Mamãe Te Conta!!

10 comentários:

  1. Olá!
    Menina, eu não sabia disso não, quer dizer, eu sabia, é o mesmo que o remédio popular e o remédio caríssimo, claramente, há uma distinção de produção e material, mas que era tão diferente, eu não imaginava.

    E é interessante você ressaltar a vacina, ainda mais agora, que muitos pais estão acreditando em correntes do whatsapp ao invés de vacinar suas crianças.

    Texto muito bem desenvolvido e obrigada pelo conhecimento novo, fiquei feliz em aprender!

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto!
    as vezeso ''barato'' e o de graça nos custam bem caro, não vale a pena arriscar, ainda mais com bebês, que merecem cuidado em dobro

    ResponderExcluir
  3. O pior mesmo que alem de ser diferente, as vezes ainda não tem nos postos de saude :( ficam por meses em falta, a saude no Brasil é precaria mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Gostei do texto,aqui no Brasil a saúde está cada vez mais complicada estamos abandonados literalmente,o chamamos de barato é nossa maior tristeza,as vezes é melhor pagar muito caro do que ser pior ainda mais se tratando de saúde né.

    ResponderExcluir
  5. Super concordo que a decisão de como e aonde vacinar seus filhos cabe aos pais, dentro de suas possibilidades econômicas, mas gostei bastante de saber as diferenças, fiquei chocada.

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Não sabia que muita das vacinas que Jay tomei quando era criança no posto de saúde aqui perto de casa, era dada em laboratórios particulares, mas infelizmente devem ser super caras e muitos pais que moram no bairro em que moro não tem condições de pagarem as vacinas, obrigada pelas dicas das vacinas que não sao disponibilizadas nos postos,bjs

    ResponderExcluir
  7. Quando as condições financeiras não permite .Tem o postinho de saúde que oferece as vacinas básicas.

    ResponderExcluir
  8. As vacinas são muito importante e tem que estar sempre em dia!

    ResponderExcluir

Publicidade