Publicidade

Publicidade - OTZAds

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Dentinhos do bebe

Normalmente os dentinhos começam a nascer quando o bebê deixa de mamar exclusivamente, por volta dos 6 meses, sendo um marco de desenvolvimento importante. O primeiro dentinho do bebê pode nascer entre os 6 e os 9 meses de vida, no entanto, alguns bebês podem chegar a 1 ano e ainda não ter nenhum dentinho, o que deve ser avaliado pelo pediatra e também pelo dentista.


A primeira dentição completa do bebê tem 20 dentinhos, 10 em cima e 10 em baixo e todos eles já devem ter nascido até os 5 anos. A partir dessa fase os dentinhos de leite podem começar a cair, sendo trocados pelos dentes definitivos.

Ordem de nascimento dos dentes de leite

Os primeiros dentes surgem a partir dos seis meses e os últimos até os 30 meses. A ordem do nascimento dos dentinhos são:
  • 6-12 meses - Dentes incisivos inferiores;
  • 7-10 meses - Dentes incisivos superiores;
  • 9-12 meses - Dentes laterais superiores e inferiores;
  • 12-18 meses - Primeiros molares superiores e inferiores;
  • 18-24 meses - Caninos superiores e inferiores;
  • 24-30 meses - Segundos molares inferiores e superiores.

Os dentes incisivos cortam os alimentos, os caninos são responsáveis por furar e rasgar os alimentos e os molares por esmagar os alimentos. A ordem de nascimento dos dentes ocorre de acordo com as alterações do tipo e consistência do alimento dado ao bebê. Saiba também como é a alimentação do bebê aos 6 meses.

Sintomas da erupção dos dentes

A erupção dos dentes do bebê causam dor nas gengivas e inchaço provocando dificuldade para comer, o que leva o bebê a babar muito, colocar na boca os dedos e todos os objetos além de chorar e ficar irritado facilmente.
Além disso, a erupção dos primeiros dentes do bebê pode ser acompanhada de diarreia, infecções respiratórias e febre que em geral não está relacionada com o nascimento dos dentes mas com os novos hábitos alimentares do bebê. Saiba mais sobre os sintomas do nascimento dos primeiros dentes.

Como aliviar o desconforto do nascimento dos dentinhos




O frio reduz a inflamação e o inchaço das gengivas, diminuindo o mal-estar, podendo-se aplicar gelo diretamente na gengiva, ou dar ao bebê alimentos frios, como maçã ou cenoura frias, cortadas em formato grande para que não engasgue de maneira que ele consiga segurar, embora isso deva ser feito sob vigilância.
Outra solução pode ser deixar roer um anel de dentição apropriado que se pode comprar em qualquer farmácia. (mordedor) 



Um comentário:

Publicidade