Publicidade

Publicidade - OTZAds

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Barriga estirada no pós parto pode ser problema de saúde


Diástase abdominal 


Problema não é grave, mas pode ser bastante incômodo para as mães pelo fator estético e pelas dores na região da lombar que tendem a ser frequentes.


A gestação provoca uma série de transformações físicas e emocionais na mulher e, certamente, a mais visível delas é na barriga, que cresce gradativamente ao longo dos nove meses. Após o parto, pode demorar um tempo para que a barriga volte ao normal, como era antes da gravidez. Mas também pode acontecer o que os médicos chamam de diástase abdominal – quando a barriga fica estirada devido ao afastamento da musculatura abdominal. Isso costuma acontecer durante o último trimestre de gestação e logo após o parto, no chamado puerpério imediato, que dura de 1 a 10 dias depois da mulher dar à luz. Já o puerpério tardio vai do 11º ao 45º dia após o nascimento. Abaixo, as principais dúvidas sobre a diástase abdominal.


O que é diástase abdominal

A diástase abdominal é uma condição causada nos músculos do abdômen da gestante, acima ou abaixo do umbigo, quando eles se separam e não voltam ao normal, deixando uma saliência na barriga. Isso acontece devido à ação hormonal nos tecidos conjuntivos da parede abdominal, associada ao crescimento uterino, provocando o estiramento e afastamento da musculatura. A alteração da postura da mulher na gestação, por conta do peso da barriga, também pode influenciar na força da contração dos músculos abdominais e pélvicos.
O problema não é grave, tampouco representa risco de vida, no entanto, pode ser bastante incômodo para as mães pelo fator estético e pelas dores na região da lombar que tendem a ser frequentes.

Por que ocorre

Uma série de fatores favorecem o aparecimento da diástase abdominal. São eles: obesidade, idade gestacional avançada, duas ou mais gestações, gestações de gêmeos, macrossomia fetal (condição em que o bebê nasce muito grande, pesando entre 4 a 4,5 kg), polidrâmnio (complicação em que há excesso de líquido amniótico), flacidez da musculatura abdominal ocorrida antes da gravidez e realização de cesáreas.

Como diagnosticar


Há diversas maneiras de definir e avaliar uma diástase abdominal e falta consenso quanto às referências consideradas aceitáveis ou prejudiciais. Alguns especialistas avaliam qualquer tipo de afastamento entre os músculos da região do abdome como sendo uma diástase abdominal. Já outros acreditam se tratar do problema apenas quando esse afastamento no meio do abdômen tenha de um a três centímetros, ou o equivalente a dois dedos.
Segundo especialistas, a forma mais efetiva e simples de diagnosticar a diástase abdominal é saber quantos dedos cabem entre as bordas do músculo. Esse exame físico é feito quando a mulher estiver deitada e o médico conseguir colocar os dedos na área flácida localizada acima ou abaixo do umbigo.
Dependendo do caso, o médico também usa um paquímetro, instrumento capaz de medir a distância simétrica dos lados opostos de um determinado objeto. Alguns estudos científicos consideram que a distância superior a 2,5 cm pode ser prejudicial para a mulher, e influenciar diretamente na postura, dores na lombar, partos posteriores, respiração, movimentos do tronco e até mesmo na hora de defecar.

Como tratar e prevenir

A melhor forma de prevenir e tratar a diástase é por meio de exercícios regulares indicados por um fisioterapeuta desde o pré-natal. Diversas pesquisas comprovaram que gestantes que praticaram exercícios específicos na região abdominal e pélvica apresentaram uma melhora considerável se comparadas a grávidas sedentárias.
Em caso de dúvidas, converse com o seu médico  e discuta as possibilidades de prevenção e tratamento. Contudo, é importante lembrar que toda gravidez implica em mudanças no corpo da mulher e isso não deve ser motivo de prejuízo à autoestima. Cada mulher é única e linda em suas particularidades e responde de forma diferente ao processo da gestação.
Mamãe te conta!! 

20 comentários:

  1. Bom eu tive bebe a pouco tempo e nunca tinha lido sobre isso, achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o post, gostei de saber mais, principalmente a parte que fala por que ocorre a diastase abdominal

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar da diástase abdominal. Nao sabia como se diagnosticava, ficou bem claro seu post sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar. Muito bacana e inteligente o seu post, achei muito interessante. Todas as mamães do mundo deveriam conhecer o teu blog, é sério!

    ResponderExcluir
  5. O tema é interessante e muito útil. O post é conciso, claro e tem todas as informações importantes. Ótimo trabalho, gostei muito!

    ResponderExcluir
  6. Post bem esclarecedor e interessante!
    A diástase abdominal é um assunto que poucas mulheres conhecem e que pode trazer um desconforto para quem passou por esse problema!
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi algumas digitais influencers falando sobre esse assunto, mas nunca tinha entendido direito. Gostei muito do post! Bem informativo.

    ResponderExcluir
  8. Desconhecia sobre esse assunto mais achei bastante importante ficar sabendo, mais que bom que tem como tratar e prevenir, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar sobre o assunto porque a Sandy desenvolveu depois da gravidez. Ainda bem que é algo reversível e não grave para a Saúde, né?
    Bacana o teu post! Bem informativo!

    ResponderExcluir
  10. Bem interessante o assunto, nunca tinha ouvido falar

    ResponderExcluir
  11. olha não sabia disso, vou ficar de olho quando tiver filhos, hehe

    ResponderExcluir
  12. Nossa interessante seu Post. Nunca tinha ouvido falar sobre isso. Adorei saber. Valeu.

    ResponderExcluir
  13. olha, me desculpe a sinceridade mas a pessoa precisa querer muito ser mãe, porque é cada coisa que a mulher passa para ter um filho
    achei interessante seu post, mas me deu mais medo ainda

    ResponderExcluir
  14. Esta questão de diastase muscular fica bem agravada com casos de obesidade e geralmente se trata com abdominoplastia

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante o post, nunca tinha ouvido fala , obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  16. Soube sobre isso com um video da taciele alcolea, eu nao conhecia o assunto, fiquei bem espantada e comecei a ficar mais alerta

    ResponderExcluir
  17. Nunca tina lido sobre isso e olha que tenho 3 filhos. Vou compartilhar !!
    besitos

    ResponderExcluir
  18. Que interessante. Nunca tinha visto sobre isso

    ResponderExcluir
  19. Muito Interessante! Nunca tinha ouvido fala, muito Obrigada por compartilhar!
    Beijinhos Karina

    ResponderExcluir

Publicidade